Vampiros - A Máscara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Som de Seattle (Crônica Livre)

+5
Magnus
No One
Pri
Thiago Poletto
joan silvergate
9 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Sáb Mar 20, 2010 2:00 pm

O som de Seattle toca a alma da juventude pobre e sem heróis de todas as cidades dos Estados Unidos... angústia, desânimo, inexistencia de laços familiares fazem desses jovens, rebeldes sem causa dispostos a qualquer coisa para escapar do seu mundo preto e branco que vivem durante a semana. A fuga se dá geralmente nos fins de semana, em bares clandestinos, casas abandonadas e parques públicos, as drogas, o bom e velho rock fazem parte da criação da mentalidade adolescente que busca desesperadamente por algo novo para se fazer, qualquer coisa, desde que os torne importantes, pelo menos para eles mesmos...
A agitação tem começado a preocupar os circulos secretos da cidade e na medida que jovens de outras parte do país buscam "o movimento jovem" por alguma razão que ainda não conseguiram identificar, onde a mídia começa a pensar que achou mais uma forma de manter a audiência e capitalizar o desespero alheio...
Os cainitas ainda não conseguiram identificar a real razão da movimentação, muitos deles, nem ao mesmo conseguem conversar com esses jovens sem nada para se perder, enquanto o fluxo de jovens aumenta a cada noite, esperando pelo "algo mais" que pode explodir a qualquer momento... mas ainda falta a razão, o porque de pessoas tão noturnas quanto os membros para se organizar e realmente serem lembrados na história como pessoas com ideais...
Para alguns membros, "esse algo mais" está prestes a se manifestar com a noticia da chegada de anarquistas entre os jovens, muitos acreditam que eles os responsaveis pela agitação
SUA MISSÃO: Se infiltrar entre os jovens com a maxima descrição possivel e identificar as razões da agitação, para que a Camarilla possa agir.

*Cronica livre voltada EXCLUSIVAMENTE para personagens recém abraçados ou humanos jovens - em que todos tenham a juventude como regra.
*Numero de vagas: 5.
*Cronica se desenvolverá apenas nas sextas e sabados, talvez no domingo, então, dane-se o que você faz nos outros dias, haha, claro queé só no tempo da cronica, os post's serão quando possivel.
*Caso alguém faça um personagem novo - MP for me.


Qualquer coisa, eu mudo as regras, mas sempre conversando...
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Thiago Poletto Dom Mar 21, 2010 8:00 pm

Posso participar?
Thiago Poletto
Thiago Poletto

Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 34
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Dom Mar 21, 2010 9:50 pm

sim. se puder esperar mais um pouco, lhe agradeço.

Smile
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Pri Seg Mar 22, 2010 12:04 pm

Eu também gostaria de participar \o tem o tempo q precisar XD
Pri
Pri

Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Seg Mar 22, 2010 12:34 pm

right...

suss também
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por No One Seg Mar 22, 2010 6:48 pm

Eu quero participar, assim que vc aprovar minha ficha. Very Happy
Isso se puder, claro...
Meu personagem é detetive mesmo, então isso seria um bom começo.
No One
No One

Data de inscrição : 18/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Seg Mar 22, 2010 10:03 pm

Tudo bem, homem. falta uma vaga...
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Thiago Poletto Seg Mar 22, 2010 10:21 pm

eu add você no msn gostaria de conversar sobre umas coisas da ficha, ver se você aprova.
Thiago Poletto
Thiago Poletto

Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 34
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Magnus Ter Mar 23, 2010 7:29 am

Posso participar?!?!?! Shocked
Magnus
Magnus

Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 112
Localização : Cidade cripta de Charizel

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Ter Mar 23, 2010 1:48 pm

meu colega, acredito que teria que ter um novo personagem, não?
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Magnus Ter Mar 23, 2010 4:58 pm

Sei lá, talvez não...

Se não der, deixa quieto...
Magnus
Magnus

Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 112
Localização : Cidade cripta de Charizel

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Beaumont Ter Mar 23, 2010 5:06 pm

Hey joan posso participar ^^ ? Eu faço um Toreca crinaca da noite lol ? se sim te envio a ficha amnha XD

( eu de criança da noite na cammy bons tempos esse xD )
Beaumont
Beaumont
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Ter Mar 23, 2010 5:22 pm

desculpa Magnus.

Pode participar Beau. Aos demais, peço que mandem a ficha, dentro das especificações da cronica.
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Qua Mar 24, 2010 5:04 pm

Ok, povo... vamos contar os participantes:
- Johnny Gordon (Red) Malkav;
- Demetrius Ferius (Beto) Gangrel;
- Chris Redfield XD (Beau) Brujah;
- Arya Blythe (Priscila) Filhas da Cacofonia...

Quanto ao Thiago eu espero a ficha, tudo bem?
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Bad Qua Mar 24, 2010 11:00 pm

Se o tiago nao se interessar mais eu agradeceria pela vaga =D
Bad
Bad

Data de inscrição : 22/03/2010
Idade : 32
Localização : Brasilia - DF

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Thiago Poletto Qua Mar 24, 2010 11:51 pm

Mas estou interessado sim, e vou jogar. A ficha eu vou entregar no máximo amanha
Thiago Poletto
Thiago Poletto

Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 34
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Bad Qui Mar 25, 2010 8:34 am

Então tudo ok vlw Wink
Bad
Bad

Data de inscrição : 22/03/2010
Idade : 32
Localização : Brasilia - DF

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Thiago Poletto Qui Mar 25, 2010 10:41 pm

não vou poder participar... o Cain disse que só pode uma ficha por pessoa, e que só pode jogar uma crônica por vez... e eu vou jogar a dele... então
desculpa mas não posso
Thiago Poletto
Thiago Poletto

Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 34
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Beaumont Sex Mar 26, 2010 12:06 pm

thiago isso é cronica livre. Vc não recebe exp e não tem nada haver ocm as cronicas oficiais , é so por diversão ^^

O cain se referiu a nao poder participar em 2 cronicas oficiais no forum . Não se pode ter 2 fichas par ajogar em cornicas oficiais que ganham exp e qualidades e defeitos etç , entendeu ?^^
Beaumont
Beaumont
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por No One Sex Mar 26, 2010 9:21 pm

Podemos começar ja, então?
No One
No One

Data de inscrição : 18/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Thiago Poletto Sex Mar 26, 2010 11:37 pm

ok, mas a ficha eu posto aonde? aqui?! ou em ficha sob análise com Para crônica livre ao lado" ?! ou mando PM para você Joan?

dúvida minha desculpa atrasar vocês
Thiago Poletto
Thiago Poletto

Data de inscrição : 14/03/2010
Idade : 34
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Sex Mar 26, 2010 11:41 pm

Mande por PM
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Seg Mar 29, 2010 11:51 pm

esperar até amanhã, my friend.
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por joan silvergate Qua Mar 31, 2010 12:38 am

Esperança...

Josh sempre cuidou de sua irmã... mesmo quando seus pais eram vivos e todos viviam em Las Vegas, Josh cuidadava de Anne o tempo todo, depois que seus pais foram atropelados por excesso de alcool, tanto do motorista como dos pais dos dois, Josh cuida ainda mais da pequena jovem de cabeça raspada com vários piercing's na orelha, o tempo todo, mas infelizmente cuida de uma maneira um tanto limitada, por que Anne se viciou em heroína desde que chegou em Seattle e agora ambos não sabem o que faz para conseguir dinheiro tanto para as drogas ou mesmo para comer nessa cidade estranha e cada vez mais violenta...

Casos assim aumentando todo dia com a chegadas da caravanas para Seattle, as chamadas Go-Go Seattle geralmente percorrem todo os Estados Unidos e chegam na cidade trazendo jovens sem futuro para conhecer ou mesmo se identificarem com a agitação que começa a a chamar a atenção de muita gente... quando três bandas começaram a chamar a atenção do publico e a pertubar os membros com titulos um tanto negativos para a ordem estabelecida: "The BadMask", "The Ilusion" e "The Ectasy of Blood", nenhuma dessas bandas tem contrato, se preocupam com grandes show's ou querem seguidores no Twitter, são todas tão pobres e sem esperança quanto esses jovem e nem mesmo tem moradia fixa, pelo menos é o que se conseguiu deduzir quando dois membros que agora estão desaparecidos conseguiu avanças em insvestigações nesses lugares de dificil acesso... até mesmo o Heaven’s Lie fica cada noite mais vazio, enquanto bares clandestinos e festas "rotativas" chamam cada vez mais atenção garotos desempregados e desinformados, como ninguém vive apenas de festas, as caravanas também trouxeram tráfico extra, prostituição juvenil e muitos roubos e muita preocupação para as autoridades...

Arya Blythe
O Heaven’s Lie já teve dias melhores, todos os jovens queriam ver a Arya com sua bela voz dar vida mais uma vez ao bom e velho rock, meninas diziam que ela tinha algo que atraia muito a atenção delas e os garotos sempre concordavam quando escutavam falar sobre isso, mas de duas semanas para cá, algo mudou... seu refugio está cada dia mais vazio e a noticia de festas clandestinas ficam cada dia mais frequente e sempre uma das três novas bandas está lá, os menbros da banda de Arya hoje já não estão tão animados quanto antes, em plena sexta feira, a movimentação das pessoas esperando o show não é grande, exceto no bar, onde sempre tem alguem bebando e algum garoto menor de idade com identificação falsa paquerando alguma menina mais velha...
No camarin de Arya está toda a sua banda inclusive Tristan, o unico em pé, com o celular no ouvido, ele mais escuta do que fala naquele momento...a televisão fixada na parede está transmitindo o jornal local uma bela jornalista que ninguem ali tinha visto no jornal antes ela na 16th Avenue SW, onde há varios jovens sentando na calçada e ela diz...
- Depois de andar por metade de Seattle, enfim encontramos o jovem chamado Dredley, que muitos dizem que é o responsavel pelas caravanas para a nossa cidade, é verdade?" ela aponta o microfone para um jovem de moicano com cara de poucos amigos...
-Eu não sou cara, é aquele ali, porra. o jovem aponte para um jovem de calça jeans rasgada, jaqueta de couro e oculos escuros, o camera man registra, e o rapaz acena e continua andando sem se preocupar com muita coisa, eles tentam entrevista-lo mas o camera-man caí sem nenhuma explicação e saí do ar a materia...

Assim que a matéria saí do ar, Tristan passa a mão na testa com uma expressa pesada e em seguida desliga o celular...
-Querem que você vá agora no Elisio, Arya... ele deixa o celular cair de sua mão, quando todos olham para ele, que saí pisando duro e não olhando para ninguém...

Demetrius Ferius

Há tres noites Demetrius teve uma desagradavel surpresa, ele percebeu que sua amanda não estava a seu lado, apenas um bilhete que não dizia muita coisa..."Vou para Seattle, por favor não me siga. Com amor, Katy." Logicamente, esse foi motivo suficiente para o Gangrel se dirigir para Seattle na medida em que seus recursos lhe permitiam, chegando na cidade, as ruas exibiam muitos carros antigos, provalvemente de duas decadas atrás ou mais, muitos jovens andam pelas ruas, bebados e de roupas velhas e rasgadas. Apesar de tudo, a noite parece calma, até que uma pequena multidão de jovens surge da SW Florida St, eles fazem muito barulho, falam das cidades de que são e da falta de dinheiro e do que se fazer em um lugar estranho, todos dão risadas e se xingam logo em seguida entram em uma pequena loja, bastante antiga que está fechada há muitos anos, assim que a maioria entra, Demetrius percebe facilmente Katy entrar na mesma loja, dois jovens de oculos ocuros olham se há alguem e por fim entram na loja voltando o silêncio... Qual a razão de uma pessoa como Katy está em um lugar com esse e com esses jovens e porquê ela decidiu vir para Seattle sem ao menos se despedir de Demetrius? Coisas desse tipo, podem acontecem a todo instante, infelizmente...

Chris Redfield

E mais uma noite, Cris estava trabalhando em sua loja, que para sua alegria, tinha aumentando muito seu trabalho, motos apareciam pelo menos umas cinco por dia, se ele quissesse poderia ficar consertando motos uma semana inteira sem parar que ainda teria trabalho para se fazer, muitos jovens chegavam com suas motos, depois de percorrer grande parte do território nacional e geralmente precisavam de algum reparo, coisa que era logo resolvido por Chris e algumas pessoas até recomendavam seus serviços para os forateiros que sempre chegavam, infelizmente, nessas duas semanas, calotes viraram frequentes, coisa que ele não deve estar gostando...
Já faz duas noites que ele não conversa com Eagle, por nenhuma razão, apenas ela não apareceu lá e ele esta muito ocupado nessas duas semanas, a televisão esta ligada, ele escuta o jornal local enquanto texta o motor de uma Harley toda suja de poeira, quando escuta um nome de uma reporter novata fazendo sua primeira materia externa... assim que a reporter começa, ele liga o motor fazendo muito barulho e em seguida percebe a chegada de alguem especial
Eagle: - Para com essa merda, gatinho. Quero escutar a matéria. Em seguida ela pega uma chave de fenda e fica jogando de uma mão para a outra prestando atenção na matéria...
- Depois de andar por metade de Seattle, enfim encontramos o jovem chamado Dredley, que muitos dizem que é o responsavel pelas caravanas para a nossa cidade, é verdade?" ela aponta o microfone para um jovem de moicano com cara de poucos amigos...
-Eu não sou cara, é aquele ali, porra. o jovem aponte para um jovem de calça jeans rasgada, jaqueta de couro e oculos escuros, o camera man registra, e o rapaz acena e continua andando sem se preocupar com muita coisa, eles tentam entrevista-lo mas o camera-man caí sem nenhuma explicação e saí do ar a matéria... Assim que o jornal volta ao normal, Eagle assume uma postura séria e pensativa, olha para teto por um bom tempo e diz...
Eagle: Acredita que estou sem moto? ahaha... eu... ela não termina a frase, porque o barulho de uma batida de carro na frente da loja chama a atenção da mentora de Chris que vai ver o que houve. Noite agitada...

Johnny Gordon
Há dois meses que Johnny escuta direito na sua cabeça as palavras:cadê minha familia,cade minha familia, cademinhafamilia?.. principalmente quando ele está fazendo algo importante, como se alimentar, ele acorda um essa frase e vai dormir com essa mesma frase, e não é dificil escutar essa frase com o aumento de pessoas chegando na cidade todo instante, aumentado os nomes e pessoas que passam pelos olhos do malkaviano, e ter alguém perdido nessa confusão não é nada impossivel, mas a familia seja seu clã, alguem perdido ou sabesse lá o que, mas agora que ele está parado na estrada esperando o sinal abrir, uma Kombi verde, com margaridas pintadas sobre ela, dá sinal que o motor não está muito bem, ouvesse vozes de mulheres xingando o automóvel e depois que o sinal abre, a kombi vai muito devagar estacionar, depois cinco belas mulheres muito bonitas saem muito nervosas da kombi, elas usam botas até os joelhos com sua meia-calças rasgadas e top de couro preto, todas tem um penteado semelhante, com seus cabelos enrolados com dois gravetos de pau segurando o cabelo, ela falam algo e uma delas vem na direção Jonhhy...
- HEIM! Espera aí, cara, preciso de ajuda! e assim ela vem na direção do malkaviano, com cara para que ele fique.

byakura
O Gangrel acorda com seu telefone tocando, o identificador de chamadas mostra que é seu aliado mafioso, quando atende, percebe que o homem está um tanto nervoso...
Greg: - Que merda, esses piralhos me roubaram, fica esperto,foram para teu lado, vem aqui se puder que eu falo como eles são, inferno,viu... Assim que o Gangrel desliga o telefone, ele pode escutar vários gritos... "pega! pega! pega!" os passos cada vez se aproximavam mais da porta de Byakura, quando se escuta batida de porta, provavelmente em todas as portas, até que bate na porta do Gangrel e continua batendo nas outras portas e se ouve uma voz feminina... "Alguém, por favor! Alguém..." dá para se ouvir facilmente as vozes, provavel que esteja bem perto do apartameto do Gangrel, caso se abra a porta, não seria dificil de presenciar alguma coisa do tumulto...

Considerações: Valentine=Seatlle. Quanto ao Tristan, espero que não se importe de usa-lo como NPC e quanto a Byakura, imaginei que fosse uma apto. tamos aew...
joan silvergate
joan silvergate

Data de inscrição : 08/03/2010
Localização : Nova Iorque

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Hedwig Qua Mar 31, 2010 10:39 pm

“Cade minha familia?...
Só pode ser sobre minha nova família, porque a um bom tempo não vejo minha mãe, ela foi internada e está em coma a uns 3 anos e já tentei ligar para o hospital e parece que ela continua lá. E meu pai largou ela antes de eu nascer.
Como eu faço pra falar nessa coisa.. só escuto.. eu tenho duas orelhas pra escutar..”

- Mas tenho boca pra falar seus malditos!!!
Algumas pessoas olham eu gritar no meio da rua, mando elas pastarem..
“Que é que sabem.. continuem nas suas vidas monótonas, onde não procuram nada em especial, apenas sobreviver, que forma de vida deprimente.. se desse eu pegava eles e torcia a cabeça de um por um em público.. assim eles teriam um objetivo em comum. Fugir.”

Paro para atravessar a rua, sinal verde para os carros. E uma kombi passava pela rua.
“Uhh que kombi legal!!, talvez uma dia eu largue minha moto por uma belezinha dessas”.
Começo a ouvir vozes raivosas e a ver o automóvel ir mais devagar.
“Ta com problema.. mas esse pessoal que não cuida do que tem..”
Cinco mulheres muito bonitas saem muito nervosas da kombi..
“Olha.. só pode ser o transporte do céu, tem as florzinhas e tudo mais. Deve ser coisa do Demo ter estragado isso ai, aquele tinhoso matrero”
- Hey! Espera aí, cara, preciso de ajuda!
“Ha, sabia que eu era o escolhido, pra proteger a locomoção do nosso senhor.. Mas pera ai, se o tinhoso foi quem parou a Kombi, quer dizer que ele já planejava isso e eu vou fazer um trabalho pra ele.. ah ai não é legal.. Mas se Deus que é todo poderoso, já deveria saber desse plano e arquitetou tudo a volta disso, para que de qualquer forma eu fosse o escolhido, dai ta jóia. Mas e se o velho tiro uma pestana e eu for trabalhar pro Belzebu, to lascado e essa deve ser uma das servas dele, me tentando pro abismo..”
E assim ela vem na direção do malkaviano, com cara para que ele fique.
“Agora já era, que a roda do destino começe a girar”.
Olho na direção da kombi pra ver se teve algum sinal de óleo ou gasolina derramada pelo caminho. Ou mesmo se tem algum sinal de fumaça saindo do motor.
- Yo!
Falo com a mão esquerda dentro do bolso e a direita levantada, enquanto ela se aproxima.
- Acabou a gasolina?
Hedwig
Hedwig

Data de inscrição : 12/03/2010
Idade : 16

Ir para o topo Ir para baixo

O Som de Seattle (Crônica Livre) Empty Re: O Som de Seattle (Crônica Livre)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos