Vampiros - A Máscara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Umbra

4 participantes

Ir para baixo

A Umbra  Empty A Umbra

Mensagem por Beaumont Seg maio 30, 2016 7:45 am

Pessoal como eu sempre disse, eu acho que a Umbra foi o assunto mais dificil pra mim quando começei a me envolver com WOD então acho que a leitura sobre o assunto é sempre muito boa pra que está começando. Uma hora ou outra vcs vão ter de sair do nosso plano Acreditem !! XDDD

a Umbra Próxima se refere à Película e às três Umbrae: Umbra Alta (Alcances Astrais), Umbra Média (Ermos Espirituais) e Umbra Baixa (ou Umbra Sombria/ Submundo).



A Película(Como é dita pelos Garou), a Mortalha(Como é dita pelo Clã Giovanni) e a Muralha(Como é Mencionada pelas Fadas)

A Película é, do modo mais simples, a barreira entre a Terra, mundo físico, e tudo o que existe além. Além do que os olhos não treinados podem ver – mesmo que, às vezes, mesmo os olhos não treinados poderem ver… coisas.

Do modo complicado, vamos pensar no que significa a palavra. Em inglês, o termo para Película é Gauntlet, que significa tanto manopla, aquela luva metálica medieval quanto, figurativamente, desafio, lançar um desafio (como bater com a luva na face de alguém para desafiar a um duelo). Enquanto o termo Película, em português, dá a ideia de uma camadinha fina e suave que envolve algo, no termo em inglês temos a força da expressão. Imagine a Película como algo que contém, que comprime, que “aperta”, envolve, limita… e impede o que está na Terra de se misturar com o que está na Terra, mas ao mesmo tempo, além. E é, por si só, um desafio, para aqueles que ousarem transpor esse limite.

A partir daqui, vemos um erro muito comum de interpretação do que seja a Umbra. Muitos jogadores (e eu também já incorri neste erro) acham que a Umbra é um lugar separado, e a resposta é que ela é e ela não é. Pense numa cebola… mas numa cebola metafísica (não achei melhor termo do que esse que rendeu praticamente uma sessão inteira da minha mesa de Mago, valeu Kassim!), em que as camadas se sobrepõem. Mas elas não só se sobrepõem, como também ocupam o mesmo lugar no espaço, mas, digamos, vibrando em frequências diferentes, de modo que, geralmente, elas não se cruzam. O que diferencia e separa a vibração mais densa, que é a da Terra, de todas as outras (que também vibram em frequencias diferentes entre si), que são as Umbrae, é justamente a Película.

A “espessura” da Película e o desafio que ela impõe variou bastante de século para século e mesmo agora, quando ela representa um desafio maior, ainda varia de lugar para lugar. Entretanto, nos últimos 200 anos houve um espessamento maior e mais rápido da Película, de um modo nunca visto antes, por culpa da crescente influência do paradigma da Tecnocracia (com uma colaboração inestimável dos vampiros da Camarilla que, ao reforçar a descrença dos mortais no sobrenatural, colabora para que tudo o que é considerado sobrenatural se separe ainda mais da Terra – o que acaba por reforçar a Película).

Via de regra, a Película é mais fina, mais “película” em lugares ermos, desertos, selvas inexploradas, lugares sagrados ou pontos de fé, e mais espessa em lugares como centros comerciais, laboratórios e grandes aglomerados humanos. A força da Película, se mais fina ou mais espessa, determina a dificuldade para o que os lobisomens chamam de percorrer atalhos.

Ainda que se considere que a Película é uma coisa só… na verdade ela não é. De certa forma, é como se existissem três Películas, uma que separa a Terra dos Acessos Astrais da Umbra Alta, uma que separa a Terra dos Ermos Espirituais da Umbra Média e uma que separa a Terra do Submundo da Umbra Baixa – e ao mesmo tempo, sim, elas ocupam, por assim dizer, o exato mesmo lugar no espaço. Ou não. É mais uma questão de percepção e de estado de consciência do que qualquer outra coisa.

Só como nota, a Película é o que as aparições chamam de Mortalha (do inglês Shroud), que seria a Película que separa a Terra da Umbra Baixa, e o que os membros do Projeto Orpheus chamam de Muralha de Tempestade (alguém ai tem uma tradução melhor para Stormwall?), a barreira que metafísica que separa os vivos dos mortos (ou seja, Mortalha) e o que os orientais (ferais do oriente, kuei-jins etc.) chamam de Muralha.

A Periferia

Ao longo da Película existem pontos onde ela sangra. Através desses furos, o que existe além “vaza” para a Terra, e o que existe na Terra “vaza” para dentro da Película e “contamina” a Umbra. Um dos fenômenos ocasionados por esse sangramento é a capacidade de, às vezes, seres humanos normais alcançarem um lugar que é chamado de Umbra Suave, que seria um estado de consciência que existe entre a Terra e a Umbra. Seria um estado que é acessado por rituais mágicos dos humanos, durante êxtases religiosos ou mesmo explosões criativas ocasionadas pelas manifestações artísticas da potencialidade humana, ou ainda, pelo transe ocasionado pelo consumo de algumas drogas ou mesmo pela dor extrema durante alguns processos específicos de “iluminação” usados por religiões e filosofias humanas. Mesmo o estado de transe em que a observação da arte, quando toca o âmago de um ser, é capaz de colocar nesse estado (e talvez, seja uma explicação… plausível para o estado de transe em que os Toreador entram em algumas situações, mas é só uma suposição totalmente pessoal, já que os Toreador ampliam a própria visão e fazem encadeamentos lógicos durante essas visões, mas estou divagando).

Este estado é muito… suave, sutil, para ser alcançado por uma criatura sobrenatural como um mago ou um lobisomem – o que demonstra que, talvez, a alma humana continue faminta pelo mundo de que foi colocada a parte, desejando uma unificação como a que existia nos tempos primevos. Mas esta necessidade humana pela Umbra Suave é só uma teoria de alguns grupos sobrenaturais, e pode ou não ser verdade.

Como Essas Coisas Se Sobrepõem?

Existe uma imagem um pouco antiga na Internet, em inglês, sobre a sobreposição das três Umbrae. Fiz uma versão desta imagem, com os nomes e termos em português:



Não ficou nenhuma maravilha essa imagem da Umbra Próxima, e possivelmente os artigos futuros vão “exigir” mais imagenzinhas, mas estamos trabalhando nisso xD

Outra coisa interessante de se notar é que está tudo um tanto sobreposto. Mais do que um lugar, a Umbra é um estado de consciência, uma vibração de existência, e suas camadas se sobrepõem. Quanto mais “leve”, mais próximo se fica da Umbra Alta, e quanto mais “denso”, mais perto da Terra em si. E ainda existe aquela “densidade” que está nua vibração tal que, no lugar de se aproximar da superfície da Terra, vai além, se aproximando da Umbra Baixa. Como eu disse, precisa-se mais da lógica poética do que da lógica racional para se entender esse “lugar”.

A Película e a Tempestade de Avatar

Em 1999, ao final da Semana dos Pesadelos, um bizarro afluxo de energia espiritual se formou dentro da Película, mas só é, de fato, perceptível (e sentido) do lado da Umbra. Esta informação só é de fato muito relevante para jogadores de Mago: A Ascensão Edição Revisada (ou 3ª Edição), então não precisa se preocupar muito com ela – já que jogadores de Wraith precisam ignorá-la para continuar jogando. No futuro, pretendemos falar um pouco sobre ela em um artigo específico.

* * *

Bem, por enquanto é isso. Não precisa se preocupar de perder este artigo de vista – ele foi adicionado no menu ali embaixo sobre o Mundo das Trevas, já que serve bem a todos os cenários do jogo. Como é uma série de artigos que ainda está sendo feita, ele vai servir, também, para reunir links de outros artigos nossos sobre a Umbra, bem como os links da continuação dessa série, que promete ser longa.

O que vocês acharam? Quais as maiores dúvidas? Vão falando ai, que eu vou anotando e incluo a respostas para as dúvidas nos momentos mais oportunos, ao longo dos artigos.

A Umbra  Umbraproxima

Fonte : Livro dos Espelhos 

http://livrodosespelhos.com/guia-da-umbra-para-o-mundo-das-trevas-parte-1/
Beaumont
Beaumont
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

A Umbra  Empty Re: A Umbra

Mensagem por Shirou Seg maio 30, 2016 10:42 am

Ótima postagem, eu quando comecei a jogar Garous pensava igualmente, que era um mundo fora do mundo, mas com o tempo e jogando, fui entendendo que a Umbra nada mais é do que o mundo dos espíritos por assim dizer, um reflexo do nosso mundo, onde as almas dos seres vivos como as plantas tem seu espirito, juntamente com outras formas como os elementais, e tem suas divisões (Umbra Alta, média e baixa) sofri um pouco de começo, mas fui pegando o jeito (ainda estou na verdade).
Shirou
Shirou

Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

A Umbra  Empty Re: A Umbra

Mensagem por Poeta Qua Jun 01, 2016 12:12 pm

É bem legal mesmo Beau, em outras palavras...
Se você estiver andando nesse mundo observando as construções e talz e de repente colocar um óculos 3D Umbral (hipotético, ok?!) você vai ver que ali também é a umbra, um pouco mais "fantasmagórica" mas aquilo que estará vendo é a Umbra. Aquele prédio grande, muito antigo, cheio de histórias do mundo "normal" também estará lá, porém aquela balada recém construída, toda moderna, provavelmente não estará.

Tem uma imagem que eu gosto bastante, bem completa.
A Umbra  Umbralmap
Poeta
Poeta

Data de inscrição : 20/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A Umbra  Empty Re: A Umbra

Mensagem por Beaumont Qua Jun 01, 2016 1:07 pm

Shirou e essa campanha de garou na umbra ? XDD

Isso Mesmo Poeta. Bem legal seu exemplo. Mas a img tá quebrada =/
Beaumont
Beaumont
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

A Umbra  Empty Re: A Umbra

Mensagem por HaSSaM Seg Nov 13, 2017 5:42 pm

Muito legal!
HaSSaM
HaSSaM

Data de inscrição : 18/04/2010
Idade : 31
Localização : Mundo das Trevas

Ir para o topo Ir para baixo

A Umbra  Empty Re: A Umbra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos