Vampiros - A Máscara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

% da força de vontade na população humana

+4
Fuuma Monou
Abigail
Undead King
R.Gato
8 participantes

Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty % da força de vontade na população humana

Mensagem por R.Gato Sex Set 29, 2017 6:52 pm

Olá pessoal, encontrei uma tabela interessante no livro de Lobisomem 3ª edução que demonstra a % de indivíduos humanos que possuem determinado nível de força de vontade. É notável que a maior parte da população tem ente 1 e 4 pts

% da força de vontade na população humana Fv10
R.Gato
R.Gato

Data de inscrição : 08/07/2015
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Undead King Sáb Set 30, 2017 11:25 am

Hmmmm, sei lá...  se eu fosse mestrar algum jogo do WoD, não levaria essa tabela como referência de pts não. Quase 50% da população seria entre 1 e 3 de FdV, e essa pontuação, 1, 2 e 3 de FdV me soa à pessoas com depressão, ou algum tipo de transtorno psicológico. Mesmo sendo o WoD, onde tudo é mais "dark", acho muito improvável metade da população ser depressiva (um personagem que fosse psicólogo estaria rico nessa brincadeira XD).
Undead King
Undead King

Data de inscrição : 03/07/2015
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Abigail Sáb Set 30, 2017 12:35 pm

Eu também não levaria essa tabela em conta. Inclusive discordo dela, pois de acordo com essa tabela, 30% da população estaria dentro de covarde e fraco, segundo a tabela de vampiro a máscara. Em minhas crônicas eu levo como padrão FV 5 para os humanos. Menos de 5 personagens fracos e mais de 5 humanos que se destacam.

Como a Humanidade, a Característica Força de Vontade é medida em uma escala de l a 10 e não de l a 5.


1 - Covarde
2 - Fraco
3 - Inseguro
4 - Hesitante
5 - Certo
6 - Confiante
7 - Determinado
8 - Controlado
9 - Vontade de Ferro
10 - Inabalável
Abigail
Abigail

Data de inscrição : 30/09/2014
Idade : 39
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Undead King Sáb Set 30, 2017 1:11 pm

Rian escreveu:Eu também não levaria essa tabela em conta. Inclusive discordo dela, pois de acordo com essa tabela, 30% da população estaria dentro de covarde e fraco, segundo a tabela de vampiro a máscara. Em minhas crônicas eu levo como padrão FV 5 para os humanos. Menos de 5 personagens fracos e mais de 5 humanos que se destacam.

Como a Humanidade, a Característica Força de Vontade é medida em uma escala de l a 10 e não de l a 5.


1 - Covarde
2 - Fraco
3 - Inseguro
4 - Hesitante
5 - Certo
6 - Confiante
7 - Determinado
8 - Controlado
9 - Vontade de Ferro
10 - Inabalável

Concordo, FdV 5 seria o que eu consideraria os 40% da população. Só pra ter uma idéia de como essa tabela do Lobisomem é inviável, vou dar um exemplo: se um personagem tiver a qualidade "Voz Encantadora",  que reduz em 2 as dificuldades da maioria dos testes sociais, um vampiro que se utilizasse da disciplina Dominação teria sucesso automático em metade da população. Imaginem isso...
Undead King
Undead King

Data de inscrição : 03/07/2015
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por R.Gato Sáb Set 30, 2017 1:37 pm

Eu não tenho tanta confiança na força de vontade da humanidade como vocês, talvez minha visão seja conturbada mas acredito veementemente que boa parte da humanidade é formada por indivíduos fracos, covardes, inseguros e hesitantes. Os passos certeiros que a humanidade dá como especie muitas vezes estão associados a um pequeno grupo de pessoas que tem disposição suficiente de sacrificar a segurança da rotina para descobrir, testar, arriscar, etc. E digo mais, se olhar por essa ótica, ter 35% da população como indivíduos psicologicamente fortes (retratados pela FV) é até mesmo uma visão ingênua. Acredito que moralmente ( representado pela "humanidade") realmente um grupo maior se encontre entre níveis 5-7.

O que acham?


Última edição por R.Gato em Sáb Set 30, 2017 2:32 pm, editado 1 vez(es)
R.Gato
R.Gato

Data de inscrição : 08/07/2015
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Fuuma Monou Sáb Set 30, 2017 1:50 pm

Concordo, até certo ponto, com o R.... você tem alguns poucos indivíduos que realmente vão para frente e fazem o mundo girar, a maioria só brinca de "seguir o líder". Os medos impostos são muito fortes. Você tem uma vida boa, emprego bom, família... mas não se sente completo. Embora com uma vida correta para os padrões, o "certo" seria largar isso e tentar algo novo. Em uma situação dessas, poucas pessoas tem esse ímpeto inovador. É mais fácil continuar em uma vida medíocre (no sentido de nem bom nem ruim), do que dar um reboot.

Fuuma Monou
Fuuma Monou

Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 35
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Undead King Sáb Set 30, 2017 2:19 pm

Discordo um pouco de você R., a humanidade é composta majoritariamente por indivíduos "normais", qualquer ser humano tem suas inseguranças, medos e covardia, a diferença está nos que se esforçam para supera-los ou apenas aceitam. Acredito que até o cara mais certo de si que já existiu exitou em algum momento. Bem,  eu não acredito que 35% seria psicologicamente forte assim. Uma pessoa normal, pra mim seria uma com forças de vontade 4, 5, 6. 5 sendo a maioria. Algo como 4 - 15%,  5 - 40%,  6 - 15%. O resto iria para mais ou para menos.
Undead King
Undead King

Data de inscrição : 03/07/2015
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Gam Sáb Set 30, 2017 3:09 pm

Não achei tão ruim. 24% da população fica com FV de 6 a 10, me parece perfeitamente razoável.

FV 2 torna o jogo muito fácil, é verdade. Mas há de se entender que os NPCs relevantes naturalmente serão a porcentagem que ousou e subiu na vida. O CEO da empresa, o carniçal do Príncipe, o cara que foi a fundo na investigação... Esses, que os jogadores acabam tendo que encarar, se mostram com FV maior.
Gam
Gam

Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Undead King Sáb Set 30, 2017 3:22 pm

Gam escreveu:Não achei tão ruim. 24% da população fica com FV de 6 a 10, me parece perfeitamente razoável.

FV 2 torna o jogo muito fácil, é verdade. Mas há de se entender que os NPCs relevantes naturalmente serão a porcentagem que ousou e subiu na vida. O CEO da empresa, o carniçal do Príncipe, o cara que foi a fundo na investigação... Esses, que os jogadores acabam tendo que encarar, se mostram com FV maior.
O problema não é 24% da população ficar com uma FdV de 6 a 10, me parece razoavel também, o problema é 48% da população ficar com FdV de 1 a 3.
Undead King
Undead King

Data de inscrição : 03/07/2015
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Gam Sáb Set 30, 2017 4:05 pm

É verdade que não é muito confortável notar que esse povo com FV 2 tem menos Foça de Vontade do que uma ficha inicial mal feita. Mas vale lembrar que a pontuação de ficha inicial já sugere um protagonista, alguém superior à média (inclusive à média dos vampiros).
Gam
Gam

Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Ignus Sáb Set 30, 2017 5:41 pm

Acho que como linha de princípio penso está certo. A grande maioria da população realmente teria uma FV abaixo de 4 e do que sobra a maioria não passaria de 6.

Mas um dado que tem que ser levado em consideração para fins de sistema é que em Lobisomem não existe Máscara como em Vampiro. Pro mundo dos Garou ser desconhecido eles contam com amnésia natural que quase todo humano tem quando vê um lupino. Pra isso funcionar quase todo humano tem que não lembrar do que viu, o que me parece que fez eles pesarem um pouco na mão na hora de definir a FV das pessoas.
Ignus
Ignus

Data de inscrição : 12/03/2011
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por @nDRoid[94] Dom Out 01, 2017 5:26 pm

Ignus escreveu:Acho que como linha de princípio penso está certo. A grande maioria da população realmente teria uma FV abaixo de 4 e do que sobra a maioria não passaria de 6.

Mas um dado que tem que ser levado em consideração para fins de sistema é que em Lobisomem não existe Máscara como em Vampiro. Pro mundo dos Garou ser desconhecido eles contam com amnésia natural que quase todo humano tem quando vê um lupino. Pra isso funcionar quase todo humano tem que não lembrar do que viu, o que me parece que fez eles pesarem um pouco na mão na hora de definir a FV das pessoas.

Apesar de não existir a Máscara, os Garous levam muito a sério o que eles chamam não levantar o Véu. Inclusive existe uma Tribo, os Filhos de Gaia, que tem como defeito não causar o Delírio nos humanos, justamente por ter se negado a participar do Impergium que incrustou esse medo irracional nos humanos. 

Além disso, todas as mesas que eu joguei por exemplo , os narradores preferiram não levar o Delírio muito em consideração justamente para penalizar jogadores que acham que podem ficar se transformando em grandes homens-lobos sem tomar o devido cuidado. Eu acho que isso é uma regra pessoal que prefere não levar o FdV muito em consideração justamente para pesar nas ações dentro de jogo de Lobisomem, que geralmente é visto como uma mesa onde vai rolar mais combate e aparentemente não precisa-se pensar, o que é um pensamento errôneo.

Quanto as porcentagens aí descritas na tabela, eu acredito que é necessário frisar mais uma vez quanto o Mundo das Trevas é 'n' vezes pior que o nosso mundo! Aqui a pobreza já é um problema que ainda é enfrentado na maioria dos países do globo, principalmente nos subdesenvolvidos; transponha isso para o mundo do jogo e veja como as coisas são uma verdadeira merda. Agora, pegue todos os outros conceitos degradantes de nossa sociedade e também multiplique 'n' vezes, como depressão, corrupção em todos os seus níveis, etc. Um mundo vira uma verdadeira pilha de pessoas sem um mínimo de crença no futuro. É plausível acreditar que essas pessoas não teriam uma FdV considerável.
@nDRoid[94]
@nDRoid[94]

Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 29
Localização : Saint Étienne, França

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Padre Judas Seg Out 02, 2017 2:17 pm

Concordo com o que foi exposto. O homem médio oscila entre o 4 e o 6, sendo o primeiro ligeiramente abaixo da maioria e o último ligeiramente acima. Níveis abaixo de 4 não devem ser tratados como naturais ou confortáveis. Traçando um paralelo com Humanidade, em que pessoas com níveis abaixo de 4 são vistos como psicopatas e monstros, no âmbito da Força de Vontade são vistos como pessoas depressivas ou preguiçosas. Enquanto Humanidade Baixa sofre com o perigo da falta de empatia, niilismo e consumo pela Besta, a Força de Vontade Baixa pode ter consequências igualmente negativas como falta de energia, idealizações suicidas e até o próprio ato em si. Pessoas acima de 7 já são notáveis e raríssimas são aquelas com 10. Tão ou mais raras que vampiros (usando aquela velha proporção do 100 mil mortais para cada vampiro).
Padre Judas
Padre Judas
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 30
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

% da força de vontade na população humana Empty Re: % da força de vontade na população humana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos