Vampiros - A Máscara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como criar um personagem!

4 participantes

Ir para baixo

Como criar um personagem! Empty Como criar um personagem!

Mensagem por Outis Dom Mar 06, 2016 11:31 am

Olá galera, como estou engajado com a avaliação de fichas, aproveitei um pouco do meu tempo livre para traduzir um artigo que me ajudou muito nas duas últimas vezes que criei um personagem. Vou tirar algumas partes, talvez mudar uma palavra ou outra, mas postarei o link original no final. Sem mais delongas...



Primeiramente, parece que alguns jogadores se esqueceram de que Vampiro: a Máscara (e todos os outros jogos do Mundo das Trevas, e todos os outros RPGs...) são jogos de grupo. Isso significa que seu personagem deve ter um motivo para trabalhar com os outros personagens. Qualquer razão serve, mas "só porque o Príncipe nos mandou investigar juntos" não é legal. Solitários raramente são bons personagens por conta disso.

Pense em alguém que precise ser reconhecido, que precise ser admirado, que precise de favores, que precisa sobreviver... bom, alguém que tenha um bom motivo para ser membro de um Círculo (ou Bando).

Agora que você tem um conceito geral, você precisa deixa-lo um pouco mais preciso: pense sobre três ideias que basicamente definem o seu personagem. Ex: especialista financeiro ambicioso, sindicalista corrupto no mercado automotivo, pintor torturado, mafioso nacionalista realista, tutor indiano de uma rica família inglesa, sobrevivente judeu do holocausto porque ela dormiu com os guardas, cientista alemão que se mudou para os Estados Unidos após 1945, soldado da segunda guerra mundial, mulher que trabalhava nas fabricas do exército na segunda guerra mundial que se tornou independente economicamente.

Deixe simples. Tente deixar seu conceito o mais simples e realista possível. Tenha certeza de que o personagem poderia existir. Quanto mais normal e mundano, mais impressionante ele vai ficar. E isso também inclui trilhas, clãs, disciplinas, nacionalidades... porque escolher a ferramenta moderna e cheia de aparatos, quando o bom e velho martelo resolve, as vezes até melhor? Entretanto, tenha certeza de que seu personagem tem aquele "algo a mais" que faça ele ou ela um ótimo candidato a ser abraçado. E esse "algo a mais" pode ser totalmente subjetivo. Alguns cainitas abraçam por paixão, ou por erro. Mas na maioria das vezes, é uma decisão bem pensada; embora o Sire geralmente não conheça todos os detalhes da vida mortal de sua Cria, algumas vezes eles não entendem direito.  

Não saia escolhendo um monte de qualidades e defeitos, e muito menos disciplinas. Por favor, pelo amor de Caim, não abra o livro, leia ele todo, e fale "Ei, existe um ótimo combo aqui". Escolha uma qualidade ou duas, e talvez um defeito ou dois. Eles precisam ser elementos chave do seu personagem, eles precisam ser importantes. Se você quer jogar com um lutador marcial, porque não, ser ambidestro é uma boa qualidade, mas... é vital para o desenvolvimento do personagem?

Se você não consegue descrever o seu personagem em um parágrafo, então não é um personagem jogável. Se o seu conceito e história são muito complicados de definir, então ele não é jogável. Ele pode ser um ótimo personagem, porém está muito definido, muito rígido, e não há espaço para o progresso e evolução, maturidade, descoberta, choque, horror... Se você quer definir cada detalhe do personagem, não jogue, escreva uma fanfic.

Seu personagem não pode ser completo por quê a história está apenas começando. Não complete o personagem, tenha certeza de que ele ou ela tem coisas para fazer, para descobrir, algo para conquistar. Faça sua condição inicial um status quo interessante.

Seja um masoquista. Entregue de bandeja todos os chicotes, as ferramentas, os bisturis para que ele possa torturar seu personagem. Isso vai permitir que seu personagem seja mais integrado no cenário que você estará jogando. Talvez sua esposa seja uma amante do Primogeno Toreador, seu filho foi morto para se tornar um cabeça de pá, sua tia desaparecida na verdade virou uma carniçal a serviço dos Ventrue locais.
Tendo certeza que seu personagem possui ganchos na história dele, seu personagem vai ser mais flexível. Mas você não precisa adicionar detalhes de cada parte da vida do seu personagem (sua infância pode ter sido normal, bem como seu casamento).

E finalmente, sobre a personalidade do personagem, tente colocá-lo em todos os aspectos: o aspecto político, religioso, socioeconômico e faça com que ele tenha uma opinião sobre todos os assuntos controversos. Eles não precisam ter um sentimento forte sobre tudo isso, muito menos serem ativistas, mas "socialista", "menino de ouro vegano", "sindicalista de esquerda", "nacionalista de direita", dentre outros, tem um significado, e você precisa estar informado para poder entender como seu personagem percebe as coisas. Desse jeito, seu personagem vai ser credível, acreditável, perto de casa, e não uma caricatura. Nunca seja uma caricatura.
Isso é para completar a parte de "deixe simples". Não escolha trilhas, por favor. Elas não são necessárias. Alguns cainitas com uma alta humanidade não dão a mínima para outro cainitas, mas possuem um grande cuidado com os humanos. Personagens com baixa humanidade possuem um ego, um certo jeito de reagir as situações, mas podem muito bem serem simpáticos. Já personagens com alta humanidade podem ser racistas, xenofóbicos, homofóbico, entre outras coisas, e eles podem possuir defeitos horríveis. Não escolha linhagens. Um "Brujah bem educado" é um conceito bem mais interessante do que uma Linhagem aleatória. Porque jogar com um Salubri quando você pode jogar com uma incrível Gangrel enfermeira com o mesmo conceito? Porque jogar com uma Lhiannan quando você pode jogar com um Toreador esotérico?



Não tá uma maravilha de tradução, mas acho que da pra entender bem a ideia geral do texto, não invente mil coisas na hora de criar o seu personagem, deixe ele simples, desenvolva tudo que seu personagem vai ter de interessante JOGANDO.

Link do texto: http://malkalady.deviantart.com/art/How-to-create-a-PC-in-Vampire-The-Masquerade-412722739
Outro link no mesmo estilo e bem interessante: http://malkalady.deviantart.com/art/How-to-think-about-a-character-s-background-VTM-468304915

No post abaixo segue um questionário bem completo que também traduzi. Ele ajuda muito na hora de escrever o preludio pois faz as perguntas certas.


Última edição por Outis em Qua Out 04, 2017 10:19 am, editado 1 vez(es)
Outis
Outis
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 24/04/2010
Idade : 33
Localização : Califa

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um personagem! Empty Re: Como criar um personagem!

Mensagem por Outis Dom Mar 06, 2016 11:32 am

As perguntas a seguir são destinadas a serem usadas como um ponto de partida para escrever o prelúdio do seu personagem. Mesmo que não tenha tempo para um prelúdio detalhado, você deve tentar responder o máximo de perguntas possíveis. Quanto mais você e seu narrador souberem sobre o personagem, mais real ele vai ficar quando o jogo começar.



Qual a sua idade? Quando você nasceu? Quantos anos você tinha quando foi abraçado? Quanto tempo você já viveu como um vampiro? Qual sua idade aparente? Você é mais maduro do que parece? Menos?

O que foi único sobre sua infância? Como foi o começo da sua vida? Como suas motivações básicas e atitudes foram forjadas? Onde você foi a escola? Quem eram os seus parentes? Qual é a memória mais clara da sua infância? Você terminou a escola? Você tinha uma cidade para chamar de lar ou sua família estava sempre se mudando? Você foi para alguma universidade? Você pratica algum esporte? Alguma amizade de infância durou até os tempos de adulto?

Que tipo de pessoa você era? Você era uma pessoa decente ou um cuzão? Você era popular? Você possuía uma família? Como você pagava as contas e despesas? Você tinha algum melhor amigo? O que te motivava a seguir em frente no dia-a-dia? Alguém vai sentir sua falta?

Qual foi seu primeiro contato com o sobrenatural? Quando você percebeu que estava sendo perseguido? Você acreditava no oculto antes do abraço? Quando você conheceu um vampiro pela primeira vez? Você estava com medo? Desacreditado? Nervoso? O que te deixou com mais medo?

Como o abraço te afetou? Como seu Senhor te escolheu? O abraço foi doloroso? Você teve um prazer bizarro durante o processo? A fome te consumiu? Te deixou com medo? Pareceu certo? Você é grato ao seu Senhor? Você quer matá-lo pelo que ele fez com você?

Quem é/era seu Senhor e como ele te trata/tratou? O que você sabe sobre ele? Ele foi abusivo, arrogante, oculto ou aberto? Porque você acha que ele te escolheu? Você sequer chegou a conhecer seu Senhor? Por quanto tempo você ficou com ele? Ele te ensinou alguma coisa? Quanto tempo durou seu "aprendizado"? Onde você ficou? Onde você foi? Você conheceu outros vampiros durante esse tempo? Você julga os outros vampiros em geral pela sua opinião sobre seu Senhor? Quando ele te ensinou as tradições?

Você foi apresentado ao Príncipe? Ele/ela te deu boas-vindas? Ele/ela foi relutante em te aceitar? Foi preciso ameaçar ou chantagear o Príncipe para que você fosse aceito? Seu Senhor teve permissão para te criar? Você está fugindo de uma Caçada de Sangue? O que você acha que ele/ela pensa sobre você?

Como você conheceu os outros membros do seu Círculo ou Bando? Vocês se juntaram por acaso ou foi algo planejado? Vocês estão unidos no mesmo propósito e atitude? A quanto tempo vocês estão juntos na cidade? Você conhecia algum deles antes do abraço? Seus Senhores estão em cooperação ou são rivais? O que mantém seu Circulo/Bando junto em momentos difíceis?

Onde é seu refúgio? Onde você se esconde durante o dia? Você sequer tem um refúgio permanente? Você vive no mesmo lugar que vivia quando era mortal? Você se esconde em um lugar abandonado? Nos esgotos? Você tem alguém que te protege durante o dia?

Você mantém alguma conexão com a sua vida mortal? Você é presumidamente morto? Você ainda cuida dos seus parentes a distância? Você finge ainda estar vivo? Você abandonou completamente sua vida mortal?

Onde e de quem você costuma se alimentar? Você possui um território que considera exclusivamente seu? Sua área de caça é utilizada por outros cainitas? Você disputa o território com alguém? Qual o seu tipo de vítima preferida? Você já matou alguém enquanto se alimentava? Você tem um tipo específico de rebanho? Você seduz sua presa? Sequestra elas? Os assaltam nas ruas? Eles vem até você?

O que te motiva? Você busca vingança sobre algum inimigo? Você deseja voltar para sua vida mortal? Você tem alguma ambição na sociedade cainita? Se você pudesse conquistar qualquer coisa no mundo, o que seria?



Link do questionário: http://mrgone.rocksolidshells.com/pdf/VtM/Vampire_Q_and_A_Revised.pdf
Outis
Outis
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 24/04/2010
Idade : 33
Localização : Califa

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um personagem! Empty Re: Como criar um personagem!

Mensagem por Beaumont Dom Mar 06, 2016 5:20 pm

Muito boa a iniciativa Alt. Criar um personagem em Storyteller é muito mais do que preencher um monte de bolinhas. O preludio acaba sendo uma ferramenta importante para tudo isso e o seu tópico expressa muito bem a ideia que os players novatos precisam ter consciencia.  lol! lol!
Beaumont
Beaumont
Administrador
Administrador

Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 35
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um personagem! Empty Re: Como criar um personagem!

Mensagem por R.Gato Dom Jun 05, 2016 4:53 pm

Parabéns pelo post, muito massa =D
R.Gato
R.Gato

Data de inscrição : 08/07/2015
Idade : 32
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um personagem! Empty Re: Como criar um personagem!

Mensagem por Hakkim Bolado Sex Nov 09, 2018 11:03 pm

Maravilhosos os textos queria ter lido eles antes!
Hakkim Bolado
Hakkim Bolado

Data de inscrição : 15/12/2012
Idade : 31
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como criar um personagem! Empty Re: Como criar um personagem!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos